Saiba a diferença e como evitar os pelos encravados e a foliculite

pelos encravados e a foliculite

A maioria dos homens e das mulheres que se depilam ou usam lâminas com frequência sofre com pelos encravados e a foliculite. Mas você sabe a diferença entre ambos e como eles podem agredir a sua saúde? Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as causas e os seus sintomas, além de te dar uma boa notícia: com os cuidados corretos, dá para evitá-los!

O pelo encravado é uma condição onde o cabelo enrola-se ou cresce de forma incorreta, ou seja, lateralmente para debaixo da pele. Ele ocorre com mais frequência entre as pessoas que têm pelos mais grossos ou crespos. Normalmente, o pelo encravado desaparece por conta própria. Porém, em casos mais graves, é preciso ir a um médico para removê-lo, por meio de um corte estéril na pele.

Apesar de poder desenvolver-se em qualquer região do corpo, o pelo encravado é mais comum em locais onde a pessoa, usualmente, raspa a pele com lâmina ou utiliza a cera quente, como barba, pernas e região pubiana. Entretanto, o uso de roupas muito apertadas também influencia o seu aparecimento.

O grande problema é que, muitas vezes, esse pelo encravado pode vir acompanhado da temida foliculite, uma infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias. A foliculite é uma lesão semelhante à da acne, podendo ou não ter pus. Ela pode desenvolver-se espontaneamente ou ser favorecida pelo excesso de umidade da pele e o suor, pelo uso de lâminas ou pela depilação com cera.

Geralmente, quando a pessoa desenvolve a foliculite em um estágio mais grave, que é a bacteriana, sentirá muita dor. Nesses casos, é preciso ter cuidado redobrado, pois a inflamação pode se transformar em um furúnculo ou até mesmo em uma celulite.

Nos casos mais graves, a foliculite precisa ser tratada com antibiótico tópico, oral, ou a combinação dos dois. Mas, para evitar chegar a esse ponto, a forma mais indicada de eliminar o problema continua sendo fazer a depilação a laser.

Dicas para evitar a foliculite

– Mantenha a pele limpa, seca e livre de escoriações ou irritações

– Evite lavagens antissépticas de forma rotineira, pois elas deixam a pele seca e eliminam as bactérias protetoras

– Mantenha a pele hidratada

– Tome cuidado ao fazer a barba, ao usar gel de barbear, espuma ou sabão para lubrificar as lâminas

– Evite cortes na pele

– Faça depilação a laser

Por Marcela Alvisi Chaves de Oliveira,
Fisioterapeuta
Crefito 4/149620F

Deixar um comentário