A chegada da puberdade representa uma fase de várias mudanças físicas e psicológicas. Uma das mais comuns é o engrossamento dos pelos em função do hormônio da testosterana. Ele faz com que os pelos fiquem mais visíveis, trazendo muito incômodo, sobretudo entre as meninas. Atualmente, a forma mais eficaz de eliminar os pelinhos tão indesejados é a depilação a laser. O problema é que muitos pais têm dúvidas se esse tipo de procedimento é indicado ou não na adolescência.
Não existe uma idade certa para iniciar o tratamento de depilação a laser. O ideal é que a pessoa tenha entrado na puberdade – o que entre as meninas ocorre, geralmente, entre 8 e 13 anos. É nesse período que o corpo começa a se preparar para a fase adulta devido ao desenvolvimento dos hormônios no nosso corpo.
Normalmente, para iniciar a depilação a laser, as adolescentes optam por fazer o procedimento nas axilas, seguidos da virilha, das pernas, do buço, do peito e do rosto. Já entre os meninos, a decisão por fazer o tratamento, na maioria das vezes, acontece somente na fase adulta.
Um dos maiores temores entre os adolescentes para decidir por fazer a depilação a laser é acreditar que eles vão sentir muita dor. Outro medo é a timidez, uma vez que alguns jovens ficam receosos de mostrar o corpo, principalmente quando o tratamento é feito nas partes íntimas. Mas, após a primeira sessão, eles percebem que o procedimento é bastante tranquilo, sendo semelhante a uma depilação qualquer.
Quais as desvantagens da depilação com cera ou laser?
Na depilação com cera, por exemplo, você precisa esperar os pelos ficarem longos para fazer o procedimento. Quem opta por realizá-la, também corre o risco de ter a área depilada escurecida e ter encravamento dos pelos. Já no caso da depilação com lâmina, a pessoa pode se ferir e ficar com a pele irritada. Outro problema para esse tipo de técnica é que ela não deve ser feita todos os dias, já que deixa os pelos cada vez mais grossos.
E quais os benefícios da depilação a laser?
Ao optar pelo tratamento a laser, o adolescente não precisará se preocupar mais com os pelos quando for para praia ou curtir um dia de sol na piscina. O procedimento é feito com total segurança e traz o melhor custo-benefício, já que a pele ficará todos os dias lisa, macia, sem irritações e, o melhor, sem pelos.
Mas como o procedimento funciona?
A depilação a laser é uma técnica de remoção progressiva dos pelos que utiliza a energia a laser. Essa energia em forma de luz é absorvida pela melanina (pigmento encontrado na pele e nos pelos) e transferida para o folículo, causando destruição das estruturas responsáveis pelo crescimento do pelo. Uma vez que a melanina absorve o laser, quanto mais escuro for o pelo, melhor o resultado obtido com o laser.
A dor da depilação a laser pode variar dependo da sensibilidade de cada pessoa. Há algumas que sentem muita dor com a depilação com cera, então, é bem provável que também sintam com o laser. Entretanto, em geral, a dor é bastante suportável.
Também é preciso cuidado para você não ser enganado. Muitos sites vendem a depilação a laser como um método definitivo. Na verdade, esse é um tratamento em que há redução quase total de pelos. O método age progressivamente e, a cada sessão, menos pelos nascem, sendo que sempre ficam alguns resistentes. Os pelos atingidos não voltam a nascer, mas podem ocorrer disfunções hormonais que fazem com que novos pelos nasçam.
Na Clinilaser, sempre indicamos uma avalição para que o profissional responsável possa verificar o tipo de pelo e a área a ser tratada. No caso dos adolescentes, essa avaliação deve ser feita com a presença do responsável.
Gostou das nossas dicas? Se quiser saber mais, basta entrar em contato com a gente! Temos profissionais altamente capacitados para te auxiliar.
Por Marcela Alvisi Chaves de Oliveira,
Fisioterapeuta
Crefito 4/149620F